Recebeu o e-mail de um amigo? Clica aqui para se cadastrar.

É Black Mirror que você quer, @?

Prepare-se para sentir sua mente explodir: algoritmos de machine learning estão perto de poder serem usados para decodificar e aumentar a memória humana. É o que aponta um grupo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia na última edição de Nature Communications. Segundo eles, isso seria possível porque o cérebro humano é uma parada tão complexa que sequer consegue entender a si mesma. Assim, os cientistas estudaram a maneira como ele grava informações e encontraram um jeito com o qual algortimos poderiam não só decodificar os pensamentos, mas destravar o potencial total da nossa massa cinzenta (aqui tem um desenho que explica tudo isso melhor).

Planeta Terra falando

Vodafone, Nokia e Audi uniram forças num projeto que tem cara de ficção científica mas é real/oficial: instalar uma rede de telefonia móvel na Lua.

A Vodafone trabalhará junto com a Audi para instalar uma rede de acesso à conexão 4G nos veículos criados pela montadora para exploração espacial. Enquanto isso, a Nokia irá criar uma estação radiobase (o equipamento que faz a conexão entre os dispositivos móveis e o sinal telefônico) para ser transportada ao espaço. Só pra você ter ideia do rolê que a Nokia terá de fazer: este é o tamanho padrão de uma radiobase.

Tudo será enviado ao espaço já no ano que vem, a bordo de um foguete Falcon 9, da Space X (alou, Elon Musk!). Com o sinal 4G, não só a transferência de dados entre Lua e Terra ficará mais rápida, como a qualidade das imagens e vídeos captados na lua será muito melhor.

BTW: a instalação da rede 4G acontecerá 50 anos após o astronauta Neil Armstrong se tornar o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar.

Elevator Pitch

Curtinhas para impressionar nas conversas

  • Gastar dinheiro para encontrar o amor (ou só um date) está cada vez mais comum. Pelo menos é isso o que mostra um levantamento da AppAnnie. Segundo a empresa de pesquisas, os gastos dos usuários com aplicativos como Tinder e Happn quase dobrou ano passado, na comparação com 2016. O Tinder, aliás, foi a segunda plataforma na qual os donos de smartphone mais colocaram uma grana (para adquirir a versão Premium do app). Quer dizer, isso quando os games não são considerados - quem resiste a comprar uma vida no Candy Crush? Ficou atrás apenas da Netflix.

  • 74 chips 4G foram ativados por minuto no Brasil, apenas durante o mês de janeiro. Quem diz é a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Estamos falando de 3,2 milhões de novos chips entrando em operação logo no primeiro mês do ano. Não que o 3G tenha sido totalmente esquecido. Ao longo de janeiro, a cobertura chegou a 5.151 municípios deste país, onde moram 98,9% da população.

  • O mobile vem dominando o varejo online nos últimos anos. E, por isso, conseguir criar uma interação com o consumidor se tornou essencial. A Monetate aponta que 78% dos internautas simplesmente ignoram anúncios que não são personalizados de acordo com as buscas que fizeram anteriormente. Da série: como conquistar o cliente antes da compra.

Stuff people say:

"We are just an advanced breed of monkeys on a minor planet of a very average star. But we can understand the Universe. That makes us something very special."

—Stephen Hawking

Trending Topics

Porque você precisa saber sobre o que todo mundo tá falando

#MWC2018
O Mobile World Congress começou na última segunda e foi até a quinta-feira, durante um tempo bem frio em Barcelona (até nevou, folks). O evento é um dos principais do calendário tech e traz as inovações e lançamentos que devem chegar às lojas ao longo do ano. Aqui, um resumo de quem brilhou e quem ficou devendo. Um spoiler: teve muita gente imitando o iPhoneX. Tsc, tsc.

A gente viu e achou legal

Links para ler & assistir & conferir durante a semana

AlphaGo: um documentário sobre inteligência artificial
Os bastidores da preparação do sul-coreano Lee Sedol para enfrentar uma máquina num jogo de tabuleiro chamado Go. No maior estilo Hominis x Machina. Tem na Netflix.

Desenhe um círculo e te direi de que parte do mundo você é
Como os registros de Big Data podem trazer informações valiosas sobre nossos hábitos.

Este vídeo que mostra: o Big Data pode parar a propagação de doenças
É tudo uma questão de informação.

WTF? Por que eu recebi esse e-mail?

Morse é uma newsletter criada pela Hands Mobile, para apresentar a você o mundo de dados mobile e de big data. Todas as segundas, logo cedo, direto na sua caixa de e-mail. Você recebeu esta mensagem porque é um parceiro ou cliente ou simplesmente por intervenção do destino mesmo. Vai saber. Para conhecer mais sobre a gente clique aqui ou...

Let's get social:

Enviado por Hands Data Driven Mobile Experience

Fale com a gente: [email protected]

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.